29/06/2020

Storage de Baixo Custo - HD Externo na rede


Desta vez quero compartilha uma coisa interessante, Storage de Baixo Custo. isso mesmo um HD na rede para armazenar arquivos de todos os formatos para  acessar via rede, na real tem mais funções como backups e servidor de mídias por exemplo, mas a dica é bem interessante para quem tem uma biblioteca de mídias em casa e quer compartilhar com outros aparelhos ou para uma pequena empresa que precise compartilhar seus arquivos em um servidor de arquivos e não quer gastar muito, fazer um investimento alto ou algo muito complicado para isso acontecer. Uma ideia de Storage de Baixo custo seria um Storage/hd externo com conexão de rede própria.

Esses equipamentos permite que os usuários acessem arquivos via rede tanto para assistir um vídeo / ouvir mídias e/ou fazer backup de arquivos da rede.

O primeiro equipamento destes que conheci foi o GoFlex Home de 4Tb da Seagate , mas existe inúmeros desses com capacidades maiores ainda e preços variados.




A configuração normalmente é bem simples, somente espeta o cabo de rede e acessa via navegador o ip do storage, nele você consegue configurar as pastar, e o deixar o acesso publico na rede.

Atualmente tem outras tantas soluções mais modernas com mais capacidade, mais gerencia e variados preços.

Esse equipamento é bem interessante para empresas que tem aquele computador Celeron como servidor de arquivos e que o equipamento já não esta mais dando conta ou esta deixando a desejar, e quer fazer um upgrade, caso a ideia seja baixo custo, ta ai a dica.

Um comentário: