25/02/2023

Os riscos do Wi-Fi público e golpes de phishing

O mundo está mudando rapidamente e a tecnologia está avançando em um ritmo sem precedentes. À medida que a tecnologia evolui, também evoluem as ameaças e os riscos associados a ela. A segurança cibernética tornou-se uma grande preocupação para indivíduos, empresas e governos. Nesta postagem discutiremos três aspectos importantes da segurança cibernética que todos devem conhecer para se manterem seguros online.

Os riscos do Wi-Fi público

As redes Wi-Fi públicas são convenientes, mas também podem ser perigosas. Os hackers podem acessar facilmente redes Wi-Fi públicas para roubar informações pessoais, como credenciais de login ou números de cartão de crédito. Para se manter seguro em Wi-Fi público, evite acessar informações confidenciais, como contas bancárias ou de e-mail. Considere o uso de uma rede privada virtual (VPN) para criptografar seu tráfego de Internet e proteger sua privacidade.

Os perigos dos golpes de phishing

Os golpes de phishing são uma das ameaças cibernéticas mais comuns. Eles envolvem um hacker fingindo ser uma entidade legítima, como um banco ou um provedor de e-mail, para obter informações confidenciais, como senhas ou números de cartão de crédito. Os golpes de phishing geralmente vêm na forma de um e-mail ou mensagem de texto que parece ser de uma fonte confiável. Para evitar ser vítima de um esquema de phishing, verifique sempre o endereço de e-mail do remetente e tenha cuidado com pedidos não solicitados de informações pessoais, e/ou abrir links duvidosos, o que normalmente da pra identificar por exemplo é o link digitado e o link que realmente ira abrir, o famoso hyperlink exemplo: http:\\google.com se você passar o mouse em cima do link, no canto inferir do navegador vai aparecer o link que realmente ira abrir, as vezes a pessoa recebe um link do banco que ele usa, porem o link ira abrir um site fake pedindo informações de cartão, conta, CPF e etc.. Fique atento a isso.

A importância de senhas fortes

Uma das maneiras mais fáceis de proteger suas contas online é usando senhas fortes. Uma senha forte deve ser uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite usar senhas fáceis de adivinhar, como '123456' ou 'senha'. Também é importante usar senhas diferentes para contas diferentes. Se uma senha for comprometida, todas as suas contas podem estar em risco. Use um gerenciador de senhas para gerar senhas fortes e lembre-se delas para você.

Conclusão

Em conclusão, a segurança cibernética é uma questão crítica que todos devem estar cientes. Ao usar senhas fortes, evitar golpes de phishing e ser cauteloso em redes Wi-Fi públicas, você pode ajudar a se proteger contra ameaças cibernéticas. Lembre-se de ficar atento e manter seus dispositivos e software atualizados para se manter seguro online. 

0 comments:

Postar um comentário